Escola Miguel Arcanjo

\ Quem Somos \

APRESENTAÇÃO

Somos uma escola de Ensino Fundamental e Educação Infantil Waldorf!
Isso significa que nosso modo de ensinar leva em consideração o desenvolvimento do ser humano. Todo o conteúdo é apresentado por imagens – histórias, arte, movimentos, música – para que a criança possa primeiro sentir, vivenciar, experimentar. E então, quando chega no Pensar, vem aquele momento “a-há!!!!”, em que tudo faz sentido, e isso alimenta a força de vontade para o Fazer.


A Miguel Arcanjo Escola Waldorf está situada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Nossa escola iniciou suas atividades em 2011 e vem ampliando-as gradativamente. Possui atendimento parcial vespertino. Atualmente oferece Maternal e Jardim Waldorf no período da manhã e da tarde, contraturno no período da tarde e turmas do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental  no período da manhã, com complementação de carga horária no período da tarde em alguns dias da semana, do quinto ano ao oitavo ano. A escola é filiada à Federação de Escolas Waldorf do Brasil (FEWB). Toda a nossa pedagogia é pautada pela Antroposofia.

História

A Miguel Arcanjo Escola Waldorf começou a ser idealizada pelo anseio das professoras: Patrícia Oliveira Moraes, Zaline Emiliana Sollar Brito e Carolina Eid Linck Lage, todas ainda em processo de especialização em Pedagogia Waldorf. O sonho compartilhado visava à construção de uma educação diferenciada, sensível e coerente com as diferentes demandas e características do desenvolvimento infantil, visando formar futuros adultos livres, com pensamento individual e criativo, com sensibilidade artística, social e para a natureza, bem como com energia para buscar livremente seus objetivos e cumprir os seus impulsos de realização em sua vida futura. Uma educação que pudesse realmente e efetivamente contribuir para a construção de seres humanos melhores para o mundo. O modo de fazer da Pedagogia Waldorf se mostrava como uma resposta para estes anseios.

Até então, havia apenas uma escola de ensino fundamental Waldorf que atendia à Região Metropolitana de Belo Horizonte, essa escola era a Pólen, hoje denominada Colégio Rudolf Steiner de Belo Horizonte. A Pólen, além de ser distante do centro metropolitano, havia anunciado que não tinha mais capacidade para atender as crianças dos demais jardins waldorf, uma vez que a própria escola já estava superlotada.

A Miguel Arcanjo Escola Waldorf iniciou suas atividades em 2011, sob a denominação Escola Miguel Arcanjo Ensino Fundamental com apenas três alunos. No ano seguinte, 2012, já havia 12 alunos. Desde o começo as famílias eram parte importante da construção dos sonhos e objetivos da escola. Ainda em 2012, houve a mudança da sede da escola, e a autorização de funcionamento da Secretaria de Educação. Em 2013, a escola contava com 26 alunos, e em 2014 já havia 34 alunos. Neste mesmo ano, o crescimento de número de alunos indicou a necessidade de mudança de sede, pois a antiga sede, no Bairro Ouro Preto, já não comportava mais as demandas.

Em 2015, ocorreu a mudança para o Bairro São Luiz. A comunidade escolar aumentou ainda mais e, com a chegada de mais famílias, fez-se sentir que a Miguel Arcanjo pertencia a um grupo muito maior que olhava para as crianças e desejava o crescimento e evolução da escola. Havia chegado o momento da Escola deixar de ser uma empresa Ltda. e passar a ser uma associação de pais, professores e funcionários, que constituem os pilares de uma Escola Waldorf. Desde o início a gestão escolar era associativa, mas a partir deste momento essa ação passou a ser feita de forma documentada.

Em 2018, a escola se associou à Federação das Escolas Waldorfs do Brasil – FEWB e passou a ser denominada Miguel Arcanjo Escola Waldorf, com um público de 68 crianças, do 1º ao 6º ano do ensino fundamental. No final do ano de 2018, em assembleia, ficou decidido dar um passo maior no atendimento, e a Escola passou a movimentar a criação da Educação Infantil.

Em 2019, então, a escola começa a receber também crianças da educação infantil em uma turma mista de jardim. A turma começou com 5 alunos e no final do ano já eram 10 alunos.

Em 2020, a educação Infantil passou a se dividir entre maternal e jardim, atendendo crianças a partir de dois anos. Logo em março as atividades presenciais foram suspensas devido à pandemia da COVID-19. A escola como um todo precisou se reinventar para continuar a oferecer um ensino de qualidade dentro da proposta Waldorf. 

Em maio de 2021, as atividades presenciais do infantil voltaram, mas com uma reorganização do espaço a fim de atender as regras de afastamento devido à pandemia. Em junho, as atividades do Ensino Fundamental também voltaram com essa proposta de reorganização. No meio do ano, para atender a proposta de crescimento, a escola buscou um novo espaço para sua sede e começou a reestruturá-lo para que a mudança pudesse ser feita o mais breve possível.

Em 2022, as turmas do Ensino Fundamental se mudaram para o novo endereço e os atendimentos voltaram a ser próximos ao que era anteriormente, enquanto as turmas de Educação Infantil mantiveram-se na sede da Alfredo Camarate aguardando a finalização das obras. As turmas do infantil se mudaram no início de setembro, contando com a colaboração das famílias. A escola iniciou o ano atendendo crianças do maternal às séries finais do ensino fundamental, sendo devidamente matriculados na escola um total de 55 alunos na educação infantil, 84 alunos no fundamental I e 23 alunos no fundamental II. Ao longo do ano, esse número aumentou.

 

“Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor.” (Goethe)

nossa visão

 Seres humanos livres, que atuem no mundo com sentido, de forma ética.

nossa missão

Atuar junto à comunidade, através da educação de crianças, pais e professores, promovendo encontros vivificados pela Pedagogia Waldorf, a serviço do bem comum.

nossos princípios

 

CORAGEM

Atuar junto à comunidade, através da educação de crianças, pais e professores, promovendo encontros vivificados pela Pedagogia Waldorf, a serviço do bem comum.

ENTUSIASMO

É o sopro divino que conduz a comunidade Miguel Arcanjo a se entregar por inteiro à ação, acompanhado de um sentimento de calor e alegria.

VENERAÇÃO

Cuidar da nossa escola num caminho de auto-educação, buscando em tudo o divino, o sagrado. Então, algo que é superior fará o milagre da nossa escola ser fonte de luz para enxergarmos o Mundo Bom, Belo e Verdadeiro.

APRENDIZAGEM

Transformação baseada na apropriação de conhecimentos, valores,habilidades, comportamento, ou de competências, na relação com o outro e seu meio, quando se vincula pelo sentir.

CONFIANÇA

Ter fé e acreditar com segurança e tranqüilidade que, quando estamos na companhia de alguém, o caminho que fiaremos juntos tecendo esperança, unindo cores, fazendo e desfazendo nós, nos conduzirá para o bem.

AUTO-CONHECIMENTO

COMUNICAÇÃO

DIÁLOGO

VIVIFICAÇÃO DO TRABALHO

objetivos

Os objetivos específicos da Escola, fundamentados no princípio da Pedagogia Waldorf são, na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica:

  • O desenvolvimento integral e harmonioso da criança até o seu sexto ano de vida em seus aspectos físico, anímico e espiritual, trabalhando em conjunto com a família e a comunidade;
  • Preservar as forças vitais criativas da criança na primeira infância, por meio da autonomia nas atividades volitivas e nas experiências que levem às suas primeiras descobertas das leis que regem a vida, as relações do homem com a natureza e com o próximo;
  • Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
  • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem estar;
  • Estabelecer vínculos afetivos e de trocas com adultos e crianças fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
  • Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
  • Observar e explorar o ambiente a título de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
  • Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
  • Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido;
  • Expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
  • Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas; 
  • Valorizar e respeitar a diversidade seja ela: individual, cultural, socioeconômica, étnico-racial, linguística, religiosa ou decorrente de deficiência, sem discriminação de qualquer espécie.

 

Objetivos do Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental, com duração mínima de nove anos, terá por objetivo a formação básica do indivíduo, mediante:

  • O desenvolvimento da capacidade de aprender por meio do pensar, do sentir e do agir, passando pelo domínio da leitura, escrita e cálculos;
  • A compreensão e interesse pela realidade em que se insere englobando a natureza, a sociedade, a atualidade e sua multiplicidade, a arte, a ciência, a religiosidade, despertando valores e atitudes de cidadania;
  • O fortalecimento da individualidade e sua capacidade de vincular-se à família, à comunidade e à humanidade em geral;
  • O acompanhamento de cada turma do 1º ao 8º Ano é realizado pelo Professor de Classe que ministra aulas de Matemática, Português, História, Geografia, Ciências, acompanhado pelo professor especialista a partir do 6º ano.
  • O ensino dos diferentes conteúdos será ministrado na forma de Épocas e/ou Cursos Intensivos com duração variável de três a cinco semanas permitindo ao aluno uma vivência intensa e aprofundada de cada tema, cumprindo, assim, o currículo básico exigido pelos órgãos governamentais competentes;
  • No Ensino Fundamental, há a progressão continuada, em todos os anos, mediante avaliação diagnóstica e recuperação paralela, quando necessário.

Organização/ Organograma

A Miguel Arcanjo Escola Waldorf é mantida por uma associação pedagógica
(AMAR – Associação Pedagógica Miguel Arcanjo) e é construída diariamente, em um modelo de Gestão Trimembrada, através da atuação de suas três instâncias: Colegiado, Famílias e AMAR, em uma relação de colaboração e participação ativa de toda a comunidade escolar.

“Em relação a todos os atos de iniciativa e de criação existe uma verdade fundamental cujo desconhecimento mata inúmeras ideias e planos esplêndidos: a de que no momento em que nos comprometemos definitivamente, a Providência move-se também.
 
Toda uma corrente de acontecimentos brota da decisão, fazendo surgir a nosso favor toda sorte de incidentes e encontros e assistência material que nenhum homem sonharia que viesse em sua direção. O que quer que você possa fazer, ou sonhe que possa, faça-o. Coragem contém genialidade, poder e magia. Comece-o agora.”

Goethe