O Maternal e Jardim seguem, principalmente, o calendário Cristão e as estações do ano. As crianças vivenciam essas épocas através dos elementos colocados na sala e na mesa de época; das músicas cantadas pela professora; da roda rítmica; ou das histórias contadas. A celebração das épocas pode ser vivenciada apenas em sala ou festejada em comunidade.
Corresponde aos 4 domingos que antecedem o Natal. É um período onde nos preparamos de diferentes maneiras buscando nos reconectar à verdadeira essência espiritual dessa época.
Data comemorada internamente, com histórias, desenhos, vivências e a visita do coelho!
Vivência realizada para celebrar a vinda do Espírito Santo. Neste movimento celebramos junto a festa da família. São João (Infantil): é uma festa com as famílias. Na ocasião, celebraremos São João com brincadeiras, comidas típicas e uma roda com músicas e fogueira. As famílias participam produzindo e doando prendas artesanais para as crianças.
Festejada internamente, esta é uma época muito importante na comunidade Waldorf. O Arqueu, regente desta época cultural, inspira a renovação da humanidade. As crianças vivenciam desafios, ouvem histórias, cantam e celebrar a força do Arqueu.
A escola organiza outras festas e eventos durante o ano para disseminar a Pedagogia Waldorf, a Antroposofia e também para levantar fundos necessários ao seu sustento:
No calendário escolar, um sábado letivo de em setembro sempre é reservado para a festa de aniversário da escola!
É uma vivência que antecede a festa de São João e tem um simbolismo individual, onde a busca pela luz interior é vivenciada pelas crianças através da confecção de suas lanternas, o passeio com elas, a encenação do teatro da história da Menina da lanterna pela comunidade escolar. Assim como as outras celebrações, essa vivência também marca a chegada do inverno e nos convida a perceber a inspiração, um recolhimento da terra que está época nos traz.
é uma celebração que ocorre para dar as boas-vindas à manifestação das flores e das sementes que caíram durante o outono, adormeceram durante o inverno e despertam nesta época com toda força. As famílias se enfeitam com coroas de flores naturais, e numa roda entoam canções da época. A Festa da Primavera, assim como a celebração das outras estações do ano, é uma vivência que busca resgatar o contato do ser humano com a natureza.
Venda de livros antroposóficos, material escolar Waldorf e produtos artesanais.
Mutirões de Trabalho: convocados e organizados conforme demandas que surgem na escola. Seja para reparos, limpeza, manutenção ou organização.
Bazar de Natal: as festividades do Natal acontecem em todos os âmbitos, encerrando com o Bazar de Natal e a Exposição Pedagógica dos trabalhos das crianças. Para o Bazar, as famílias devem produzir e doar produtos artesanais para venda, feitos com materiais naturais (tecido, lã, feltro, madeira, vidro e outros) e que se identifiquem com a Pedagogia Waldorf.