Escola Miguel Arcanjo

\ O que oferecemos \

FUNDAMENTAL 5° ao 8° ano

VERSO

“Eu contemplo o mundo onde o sol reluz;
onde as estrelas brilham,
onde as pedras jazem,
onde as plantas vivem e vivendo crescem;
onde os bichos sentem e sentindo vivem;
onde já o homem, tendo em si a alma, abrigou o espírito.
Eu contemplo a alma que reside em mim.
O Divino Espírito age dentro dela, assim como atua sobre
a luz do sol.
Ele paira fora, na amplidão do espaço e nas profundezas
da alma do homem.
A ti eu suplico, ó Divino Espírito, que benção e força para o
aprender, para o trabalhar, cresçam dentro em mim.”

 

Introdução

Fundamentada na Antroposofia, pretende formar indivíduos livres para fazer suas escolhas e atuar no mundo com consciência dos seus direitos e dos direitos dos outros, e também capazes de olhar para o outro e para si com responsabilidade e fraternidade. Tem como base o desenvolvimento integral do ser humano (corpo, alma e espírito) respeitando o desenvolvimento individual de cada criança.

Rotina/ Brincar

A chegada das crianças é de 7h20 às 7h30, com tolerância até 7h35. Entram para a sala com a professora de classe e fazem o verso da manhã (este verso é entoado por todas as crianças das escolas Waldorf do mundo) e o ritmo. É um momento de grande importância na manhã, em que acordam o corpo e se colocam em prontidão para exercitar o pensar, o sentir e o querer.

Após as 8h, a entrada será permitida somente com autorização da professora de classe e
com o preenchimento de notificação de atraso.

A aula principal é dada no início da manhã.

O lanche acontece às 9h30. Deve ser preparado pela família contendo um alimento salgado (evitamos os doces pela manhã para não interferir no raciocínio), uma fruta e uma bebida (água ou suco). A preferência é pela alimentação natural e integral que ajuda a construir um organismo sadio e uma digestão equilibrada. Por isso, alimentos industrializados não são permitidos.

As aulas de matéria são dadas após o intervalo de lanche.

Na saída, às 12h40, cada pai, mãe ou responsável deve encontrar sua criança na porta da escola. Devem, também, comunicar à secretaria quem irá buscar a criança caso haja alteração do habitual, caronas e casos excepcionais. A tolerância para a saída é até às 12h55.

No 5º, 6º e 7º anos, para contemplar todo o rico currículo Waldorf, acontecem aulas à tarde. As famílias devem verificar com a professora de classe os dias e horários dessas aulas.

Ritmo

Imagine que diante da professora há diversas crianças vindas de diferentes lares, com diversos estômagos cheios de diferentes cafés da manhã, com diferentes horas de sono. Harmonizar a turma garante que todos pulsem no mesmo ritmo e estejam mais receptivos à aprendizagem. O ritmo está sempre associado ao conteúdo estudado, as crianças vivenciam no corpo as matérias (matemática, português, geografia…).

Épocas/Festas

A escola segue o calendário cristão e festeja quatro datas especiais no ano: Natal, Páscoa, São João e Micael. Elas marcam o início de cada estação do ano. As crianças vivenciam estas épocas nas histórias, desenhos, música e teatro.

Proposta Pedagógica

Na Miguel Arcanjo Escola Waldorf, assim como em todas as escolas Waldorf do mundo, não se utiliza livros didáticos prontos.

O professor transmite o conteúdo pelo quadro negro (que se abre como uma janela: por fora, um desenho ilustra a época, e por dentro, a aula em si), pela fala e através de vivências.

As crianças registram o conhecimento adquirido nos seus cadernos, que se tornam verdadeiras obras de arte. As classes do Ensino Fundamental possuem, cada uma, uma pequena biblioteca com livros e dicionários adequados a cada etapa do desenvolvimento da criança.

A escola conta com uma biblioteca para uso de alunos, conforme necessidade, professores e demais funcionários.

São utilizados gizes feitos de cera de abelha (cheirosos e com cores vibrantes), em tijolo e bastão, além de lápis de cor e canetas tinteiro.

Nas aulas de aquarela as crianças entram nos reinos das cores, despertando as sensações que elas trazem, e equilibrando-se entre a vontade de controlar a tinta e a deixar fluir.

A aula de época, também chamada de “aula principal”, é dada no início da manhã e as aulas de matéria são dadas após o intervalo de lanche.

 

As festividades do Natal acontecem em todos os âmbitos, encerrando com o Bazar de Natal e a Exposição Pedagógica dos trabalhos das crianças. Para o Bazar, as famílias devem produzir e doar produtos artesanais para venda, feitos com materiais naturais (tecido, lã, feltro, madeira, vidro e outros) e que se identifiquem com a Pedagogia Waldorf

Data comemorada internamente, com histórias, desenhos, vivências e a visita do coelho!

É uma festa aberta à comunidade externa. Na ocasião são apresentadas danças relacionadas ao currículo do ano vivenciado pelas turmas e são montadas barracas de comidas e brincadeiras típicas. As famílias participam produzindo e doando prendas artesanais para as crianças.

Festejada internamente, esta é uma época muito importante na comunidade Waldorf. O Arqueu, regente desta época cultural, inspira a renovação da humanidade. As crianças vivenciam desafios, ouvem histórias, cantam e celebrar a força do Arqueu.

Outras Festas da Miguel Arcanjo Escola Waldorf

A escola poderá organizar outras festas e eventos durante o ano para disseminar a Pedagogia Waldorf, a Antroposofia e também para levantar fundos necessários ao seu sustento.

No calendário escolar, um sábado letivo de em setembro sempre é reservado para a festa de aniversário da escola!

Reunião Pedagógica

As reuniões pedagógicas têm como objetivo uma maior integração entre famílias e professoras, assim como possibilitar aprofundamentos sobre a educação da criança. A presença da família é muito importante. As professoras realizam reuniões coletivas da turma e individuais com os responsáveis de cada criança, a peridiocidade e agendamentos desses encontros são conduzidos pela professora da turma, conforme a demanda pedagógica.

Matérias

As matérias são:

5º ano – Euritmia, Alemão, Inglês, Trabalhos Manuais, Música, Modelagem, Marcenaria, Educação Física.

6º ano – Euritmia, Alemão, Inglês, Trabalhos Manuais, Música, Modelagem, Luz e Sombra, Marcenaria, Educação Física, Circo.

7º ano – Alemão, Inglês, Trabalhos Manuais, Música, 

Perspectiva, Modelagem, Aquarela, Marcenaria, Educação Física, Dança.

8º ano – Alemão, Inglês, Trabalhos Manuais, Música, Geometria, Modelagem, Aquarela*, Marcenaria, Educação Física, Teatro.

Trabalhos Manuais (bordado, tricô, crochê, costura e outros), Euritmia, Educação Física, Música (canto, flautas soprano, tenor, contralto e baixo), Inglês, Alemão, Circo, Dança Luz e Sombra (6º ano), Perspectiva (7º ano).

Avaliação do Processo Ensino/Aprendizagem do Ensino Fundamental

Conceito e Objetivos da Avaliação

A avaliação é um processo diagnóstico, formativo, dialógico e participativo de acompanhamento do desenvolvimento e crescimento do estudante, na busca de equilíbrio harmonioso entre o querer, sentir e pensar. É um processo pedagógico pelo qual se verifica continuamente o progresso da aprendizagem, o desenvolvimento global do estudante, o movimento da criança em direção à sua capacitação e autonomia, ao seu próprio destino e à conquista de liberdade. Além de acompanhar e compreender os avanços, limites e dificuldades dos estudantes na aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes, ela deve subsidiar o trabalho pedagógico no aperfeiçoamento da prática docente através do redirecionamento do processo ensino-aprendizagem, se necessário.

É importante destacar o sentido investigativo e reflexivo do professor sobre as manifestações dos estudantes em direção a novos níveis de realização, integridade e senso de liberdade, quando se fala em avaliação.

Sistemática de Avaliação

As Escolas Waldorf entendem a sistemática de avaliação como um processo contínuo, dinâmico e cumulativo do desempenho do estudante, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Os aspectos qualitativos referem-se à articulação de conteúdos relevantes com as habilidades e atitudes requeridas para o desenvolvimento, pois, no contexto da sociedade contemporânea, não basta o volume ou a qualidade de conhecimentos. É necessário que os estudantes saibam utilizá-los na solução de problemas, na criação de alternativas, na participação em vida de comunidade, na compreensão e reflexão produtiva sobre a realidade, ou seja, no seu pensar, no seu sentir e no seu agir.

Acompanhando todos os momentos do ensino-aprendizagem, a avaliação permite que se obtenham informações sobre os progressos e dificuldades dos estudantes, adquirindo assim sua verdadeira importância no relacionamento efetivo entre professor-estudante.

Nas Escolas Waldorf, o processo de avaliação contínua culmina com a redação de um boletim descritivo que caracteriza o processo de desenvolvimento do educando em seus múltiplos aspectos e que concorre para a formação de uma imagem mais abrangente do estudante.

Esse boletim individual representa uma caracterização do estudante, um diagnóstico sobre suas possibilidades em relação à sua contribuição social; uma proposta de metas e orientações para os próximos passos da aprendizagem; um juízo comparativo dos níveis alcançados e uma análise do trabalho realizado pelo estudante, do ponto de vista global.

No boletim o professor de classe elabora ainda, com base nas observações feitas durante o ano, para cada estudante individualmente, um verso que o acompanhará durante todo o ano seguinte. Neste verso que a criança falará perante a classe uma vez por semana, o professor procura, conforme as necessidades do estudante, passar uma mensagem que lhe faça surgir a força moral para prosseguir no seu processo de aprendizagem de forma harmoniosa.

Busca-se que o conteúdo da avaliação considere o processo de desenvolvimento da criança e refira-se à assimilação de conhecimentos, à aquisição e ao desenvolvimento de habilidades, em termos de real vivência, aceitação e a fixação de atitudes, que possam exprimir a integração e adaptação à comunidade, mediante a formação de valores básicos, que garantam a integração ao grupo e o desenvolvimento individual.

Assim, os critérios na seleção de instrumentos de avaliação consideram a natureza da disciplina, as particularidades de cada nível de desenvolvimento do estudante, o tipo e o grau de aprendizagem que se esperam.

Nesse sentido, são os mais variados possíveis:

      • Exercícios em casa e classe, trabalho individual, trabalho em grupo, pesquisa, relatório, experiências em laboratório, construção de objetos, modelagem, pintura, desenho, estudo de caso, estudo do meio, seminário, produção de texto, elaboração de cadernos e livros, jogos diversificados, provas etc.
      • Observação do professor, considerando no estudante a atenção, o interesse, o senso de responsabilidade, a aplicação ao estudo e pontualidade no cumprimento das tarefas, a participação nos trabalhos de classe e extra-classe, o esforço e o progresso, dentro do equilíbrio harmonioso entre o querer, sentir e pensar.

Assim, os resultados da avaliação do ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental, até o 5º. Ano, serão expressos em boletim descritivo anual contendo itens específicos de cada componente curricular. No boletim descritivo anual o professor fará constar os seguintes conceitos:

A – O aluno atingiu de 86% a 100% dos objetivos propostos.

B – O aluno atingiu de 66% a 85% dos objetivos propostos.

C – O aluno atingiu de 50% a 65% dos objetivos propostos.

D – O aluno atingiu 30% a 49% dos objetivos propostos.

E – O aluno atingiu abaixo de 30% dos objetivos propostos.

O Aproveitamento dos estudantes é registrado em forma de conceitos, sendo: A – alcançou com êxito os objetivos de estudo; B – alcançou satisfatoriamente os objetivos de estudo; C – alcançou parcialmente os objetivos de estudo; D – com um pouco mais de esforço conseguirá alcançar os objetivos de estudo; E – apresenta dificuldade em alcançar os objetivos de estudo.

Os percentuais acima descritos são para referência do professor e secretaria. No boletim constam apenas os conceitos.

A partir do 6º. Ano do Ensino Fundamental será agregado ao boletim anual, a avaliação conceitual (a mesma das séries iniciais), mas em periodicidade semestral.

Nas séries finais do Ensino Fundamental ainda são distribuídos 100 (cem) pontos de acordo com a freqüência de época de cada matéria. Matérias que estejam na grade o ano inteiro como Matemática, Geometria, Língua Portuguesa, Ciências (Botânica, Física, Química, Zoologia, Antropologia, Mineralogia), Línguas Estrangeiras, Artes Plásticas, Artes Aplicadas, Ensino Religioso e Educação Física distribuem-se 25 pontos por bimestre. Em História e Geografia distribuem-se 50 pontos por semestre, já que apresentamos duas épocas de História e Geografia, uma em cada semestre.

Nas séries finais do Ensino Fundamental as notas são arquivadas nos documentos escolares e para os alunos são feitos boletins descritivos semestrais com a apresentação das avaliações em conceitos (iguais aos das séries iniciais), a fim de que os alunos não se fixem em notas, mas na qualidade de seu aproveitamento.