“Eu contemplo o mundo onde o sol reluz;
onde as estrelas brilham,
onde as pedras jazem,
onde as plantas vivem e vivendo crescem;
onde os bichos sentem e sentindo vivem;
onde já o homem, tendo em si a alma, abrigou o espírito.
Eu contemplo a alma que reside em mim.
O Divino Espírito age dentro dela, assim como atua sobre
a luz do sol.
Ele paira fora, na amplidão do espaço e nas profundezas
da alma do homem.
A ti eu suplico, ó Divino Espírito, que benção e força para o
aprender, para o trabalhar, cresçam dentro em mim.”
Fundamentada na Antroposofia, pretende formar indivíduos livres para fazer suas escolhas e atuar no mundo com consciência dos seus direitos e dos direitos dos outros, e também capazes de olhar para o outro e para si com responsabilidade e fraternidade. Tem como base o desenvolvimento integral do ser humano (corpo, alma e espírito) respeitando o desenvolvimento individual de cada criança.
A chegada das crianças é de 7h20 às 7h30, com tolerância até 7h35. Entram para a sala com a professora de classe e fazem o verso da manhã (este verso é entoado por todas as crianças das escolas Waldorf do mundo) e o ritmo. É um momento de grande importância na manhã, em que acordam o corpo e se colocam em prontidão para exercitar o pensar, o sentir e o querer.
Após as 8h, a entrada será permitida somente com autorização da professora de classe e
com o preenchimento de notificação de atraso.
A aula principal é dada no início da manhã.
O lanche acontece às 9h30. Deve ser preparado pela família contendo um alimento salgado (evitamos os doces pela manhã para não interferir no raciocínio), uma fruta e uma bebida (água ou suco). A preferência é pela alimentação natural e integral que ajuda a construir um organismo sadio e uma digestão equilibrada. Por isso, alimentos industrializados não são permitidos.
As aulas de matéria são dadas após o intervalo de lanche.
Na saída, às 12h40, cada pai, mãe ou responsável deve encontrar sua criança na porta da escola. Devem, também, comunicar à secretaria quem irá buscar a criança caso haja alteração do habitual, caronas e casos excepcionais. A tolerância para a saída é até às 12h55.
No 5º, 6º e 7º anos, para contemplar todo o rico currículo Waldorf, acontecem aulas à tarde. As famílias devem verificar com a professora de classe os dias e horários dessas aulas.
Imagine que diante da professora há diversas crianças vindas de diferentes lares, com diversos estômagos cheios de diferentes cafés da manhã, com diferentes horas de sono. Harmonizar a turma garante que todos pulsem no mesmo ritmo e estejam mais receptivos à aprendizagem. O ritmo está sempre associado ao conteúdo estudado, as crianças vivenciam no corpo as matérias (matemática, português, geografia…).
A escola segue o calendário cristão e festeja quatro datas especiais no ano: Natal, Páscoa, São João e Micael. Elas marcam o início de cada estação do ano. As crianças vivenciam estas épocas nas histórias, desenhos, música e teatro.
Na Miguel Arcanjo Escola Waldorf, assim como em todas as escolas Waldorf do mundo, não se utiliza livros didáticos prontos.
O professor transmite o conteúdo pelo quadro negro (que se abre como uma janela: por fora, um desenho ilustra a época, e por dentro, a aula em si), pela fala e através de vivências.
As crianças registram o conhecimento adquirido nos seus cadernos, que se tornam verdadeiras obras de arte. As classes do Ensino Fundamental possuem, cada uma, uma pequena biblioteca com livros e dicionários adequados a cada etapa do desenvolvimento da criança.
A escola conta com uma biblioteca para uso de alunos, conforme necessidade, professores e demais funcionários.
São utilizados gizes feitos de cera de abelha (cheirosos e com cores vibrantes), em tijolo e bastão, além de lápis de cor e canetas tinteiro.
Nas aulas de aquarela as crianças entram nos reinos das cores, despertando as sensações que elas trazem, e equilibrando-se entre a vontade de controlar a tinta e a deixar fluir.
A aula de época, também chamada de “aula principal”, é dada no início da manhã e as aulas de matéria são dadas após o intervalo de lanche.
As festividades do Natal acontecem em todos os âmbitos, encerrando com o Bazar de Natal e a Exposição Pedagógica dos trabalhos das crianças. Para o Bazar, as famílias devem produzir e doar produtos artesanais para venda, feitos com materiais naturais (tecido, lã, feltro, madeira, vidro e outros) e que se identifiquem com a Pedagogia Waldorf
Data comemorada internamente, com histórias, desenhos, vivências e a visita do coelho!
É uma festa aberta à comunidade externa. Na ocasião são apresentadas danças relacionadas ao currículo do ano vivenciado pelas turmas e são montadas barracas de comidas e brincadeiras típicas. As famílias participam produzindo e doando prendas artesanais para as crianças.
Festejada internamente, esta é uma época muito importante na comunidade Waldorf. O Arqueu, regente desta época cultural, inspira a renovação da humanidade. As crianças vivenciam desafios, ouvem histórias, cantam e celebrar a força do Arqueu.
A escola poderá organizar outras festas e eventos durante o ano para disseminar a Pedagogia Waldorf, a Antroposofia e também para levantar fundos necessários ao seu sustento.
No calendário escolar, um sábado letivo de em setembro sempre é reservado para a festa de aniversário da escola!
As reuniões pedagógicas têm como objetivo uma maior integração entre famílias e professoras, assim como possibilitar aprofundamentos sobre a educação da criança. A presença da família é muito importante. As professoras realizam reuniões coletivas da turma e individuais com os responsáveis de cada criança, a peridiocidade e agendamentos desses encontros são conduzidos pela professora da turma, conforme a demanda pedagógica.
As matérias são:
5º ano – Euritmia, Alemão, Inglês, Trabalhos Manuais, Música, Modelagem, Marcenaria, Educação Física.
6º ano – Euritmia, Alemão, Inglês, Trabalhos Manuais, Música, Modelagem, Luz e Sombra, Marcenaria, Educação Física, Circo.
7º ano – Alemão, Inglês, Trabalhos Manuais, Música,
Perspectiva, Modelagem, Aquarela, Marcenaria, Educação Física, Dança.
8º ano – Alemão, Inglês, Trabalhos Manuais, Música, Geometria, Modelagem, Aquarela*, Marcenaria, Educação Física, Teatro.
Trabalhos Manuais (bordado, tricô, crochê, costura e outros), Euritmia, Educação Física, Música (canto, flautas soprano, tenor, contralto e baixo), Inglês, Alemão, Circo, Dança Luz e Sombra (6º ano), Perspectiva (7º ano).
Conceito e Objetivos da Avaliação
A avaliação é um processo diagnóstico, formativo, dialógico e participativo de acompanhamento do desenvolvimento e crescimento do estudante, na busca de equilíbrio harmonioso entre o querer, sentir e pensar. É um processo pedagógico pelo qual se verifica continuamente o progresso da aprendizagem, o desenvolvimento global do estudante, o movimento da criança em direção à sua capacitação e autonomia, ao seu próprio destino e à conquista de liberdade. Além de acompanhar e compreender os avanços, limites e dificuldades dos estudantes na aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes, ela deve subsidiar o trabalho pedagógico no aperfeiçoamento da prática docente através do redirecionamento do processo ensino-aprendizagem, se necessário.
É importante destacar o sentido investigativo e reflexivo do professor sobre as manifestações dos estudantes em direção a novos níveis de realização, integridade e senso de liberdade, quando se fala em avaliação.
Sistemática de Avaliação
As Escolas Waldorf entendem a sistemática de avaliação como um processo contínuo, dinâmico e cumulativo do desempenho do estudante, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Os aspectos qualitativos referem-se à articulação de conteúdos relevantes com as habilidades e atitudes requeridas para o desenvolvimento, pois, no contexto da sociedade contemporânea, não basta o volume ou a qualidade de conhecimentos. É necessário que os estudantes saibam utilizá-los na solução de problemas, na criação de alternativas, na participação em vida de comunidade, na compreensão e reflexão produtiva sobre a realidade, ou seja, no seu pensar, no seu sentir e no seu agir.
Acompanhando todos os momentos do ensino-aprendizagem, a avaliação permite que se obtenham informações sobre os progressos e dificuldades dos estudantes, adquirindo assim sua verdadeira importância no relacionamento efetivo entre professor-estudante.
Nas Escolas Waldorf, o processo de avaliação contínua culmina com a redação de um boletim descritivo que caracteriza o processo de desenvolvimento do educando em seus múltiplos aspectos e que concorre para a formação de uma imagem mais abrangente do estudante.
Esse boletim individual representa uma caracterização do estudante, um diagnóstico sobre suas possibilidades em relação à sua contribuição social; uma proposta de metas e orientações para os próximos passos da aprendizagem; um juízo comparativo dos níveis alcançados e uma análise do trabalho realizado pelo estudante, do ponto de vista global.
No boletim o professor de classe elabora ainda, com base nas observações feitas durante o ano, para cada estudante individualmente, um verso que o acompanhará durante todo o ano seguinte. Neste verso que a criança falará perante a classe uma vez por semana, o professor procura, conforme as necessidades do estudante, passar uma mensagem que lhe faça surgir a força moral para prosseguir no seu processo de aprendizagem de forma harmoniosa.
Busca-se que o conteúdo da avaliação considere o processo de desenvolvimento da criança e refira-se à assimilação de conhecimentos, à aquisição e ao desenvolvimento de habilidades, em termos de real vivência, aceitação e a fixação de atitudes, que possam exprimir a integração e adaptação à comunidade, mediante a formação de valores básicos, que garantam a integração ao grupo e o desenvolvimento individual.
Assim, os critérios na seleção de instrumentos de avaliação consideram a natureza da disciplina, as particularidades de cada nível de desenvolvimento do estudante, o tipo e o grau de aprendizagem que se esperam.
Nesse sentido, são os mais variados possíveis:
Assim, os resultados da avaliação do ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental, até o 5º. Ano, serão expressos em boletim descritivo anual contendo itens específicos de cada componente curricular. No boletim descritivo anual o professor fará constar os seguintes conceitos:
A – O aluno atingiu de 86% a 100% dos objetivos propostos.
B – O aluno atingiu de 66% a 85% dos objetivos propostos.
C – O aluno atingiu de 50% a 65% dos objetivos propostos.
D – O aluno atingiu 30% a 49% dos objetivos propostos.
E – O aluno atingiu abaixo de 30% dos objetivos propostos.
O Aproveitamento dos estudantes é registrado em forma de conceitos, sendo: A – alcançou com êxito os objetivos de estudo; B – alcançou satisfatoriamente os objetivos de estudo; C – alcançou parcialmente os objetivos de estudo; D – com um pouco mais de esforço conseguirá alcançar os objetivos de estudo; E – apresenta dificuldade em alcançar os objetivos de estudo.
Os percentuais acima descritos são para referência do professor e secretaria. No boletim constam apenas os conceitos.
A partir do 6º. Ano do Ensino Fundamental será agregado ao boletim anual, a avaliação conceitual (a mesma das séries iniciais), mas em periodicidade semestral.
Nas séries finais do Ensino Fundamental ainda são distribuídos 100 (cem) pontos de acordo com a freqüência de época de cada matéria. Matérias que estejam na grade o ano inteiro como Matemática, Geometria, Língua Portuguesa, Ciências (Botânica, Física, Química, Zoologia, Antropologia, Mineralogia), Línguas Estrangeiras, Artes Plásticas, Artes Aplicadas, Ensino Religioso e Educação Física distribuem-se 25 pontos por bimestre. Em História e Geografia distribuem-se 50 pontos por semestre, já que apresentamos duas épocas de História e Geografia, uma em cada semestre.
Nas séries finais do Ensino Fundamental as notas são arquivadas nos documentos escolares e para os alunos são feitos boletins descritivos semestrais com a apresentação das avaliações em conceitos (iguais aos das séries iniciais), a fim de que os alunos não se fixem em notas, mas na qualidade de seu aproveitamento.