“Admira a beleza,
Defende a verdade,
Venera a nobreza,
Escolhe a bondade!
Assim é que o homem
Será conduzido,
Às metas na vida;
Aos retos caminhos
Na hora em que age:
À paz, quando sente;
À luz, quando pensa;
E aprende a confiar na
Regência divina
De tudo o que há
No vasto cosmo,
No fundo d’alma.”
O dia a dia é dinâmico, vivo e integrado. Desmembra-se em períodos rítmicos de expansão e contração, durante os quais as crianças exercem atividades correspondentes à sua idade. As atividades e as vivências respeitam e valorizam os ritmos da natureza. O que ajuda a criança a situar-se e a organizar-se física e animicamente.
Os estímulos são dados pelo ambiente, tanto a sala, quanto o espaço externo em meio à natureza. Proporcionamos um ambiente tranquilo, seguro e calmo, onde a criança exerce a sua criatividade. Há espaço para a contemplação e veneração do mundo com calma e prazer.
Os brinquedos seguem este princípio natural. Há sementes, pedras, toquinhos de madeira, bonecas de pano, almofadas, casinha, entre outros. Que podem adquirir várias funções acompanhando a imaginação e criatividade de quem os manipula.
O dia a dia é dinâmico, vivo e integrado. Desmembra-se em períodos rítmicos de expansão e contração, durante os quais as crianças exercem atividades correspondentes à sua idade. As atividades e as vivências respeitam e valorizam os ritmos da natureza. O que ajuda a criança a situar-se e a organizar-se física e animicamente.
Os estímulos são dados pelo ambiente, tanto a sala, quanto o espaço externo em meio à natureza. Proporcionamos um ambiente tranquilo, seguro e calmo, onde a criança exerce a sua criatividade. Há espaço para a contemplação e veneração do mundo com calma e prazer.
Os brinquedos seguem este princípio natural. Há sementes, pedras, toquinhos de madeira, bonecas de pano, almofadas, casinha, entre outros. Que podem adquirir várias funções acompanhando a imaginação e criatividade de quem os manipula.
Oferecemos um ritmo diário, um ritmo semanal e um ritmo anual (dividido por épocas). Cada professor vai coordenar e elaborar os ritmos da sua turma conforme seu melhor sentido.
O ritmo diário é essa divisão do dia em momentos, por exemplo: entrada, brincar dentro, guardar os brinquedos, momento de higiene, roda rítmica, lanche, brincar fora, guardar os brinquedos, ouvir história e preparar para ir embora.
O ritmo semanal é marcado pela atividade que será peculiar de cada dia da semana. No caso do Jardim, isso é mais fortemente marcado.
Por exemplo: segunda-feira pode ser o dia que tem aquarela na turma, na terça-feira o dia da aula de Kântele (para os mais velhos), na quarta-feira o dia do “brilho” (ajudar na limpeza), na quinta-feira o dia de jardinagem e na sexta- feira o dia de manualidades (para os mais velhos).
O ritmo anual é dividido por épocas “mensais” de acordo com as estações do ano e as Festas Cristãs.
Corresponde aos 4 domingos que antecedem o Natal. É um período onde nos preparamos de diferentes maneiras buscando nos reconectar à verdadeira essência espiritual dessa época.
Data comemorada internamente, com histórias, desenhos, vivências e a visita do coelho.
Vivência realizada para celebrar a vinda do Espírito Santo. Neste movimento celebramos junto a festa da família.
É uma festa com as famílias. Na ocasião, celebraremos São João com brincadeiras, comidas típicas e uma roda com músicas e fogueira. As famílias participam produzindo e doando prendas artesanais para as crianças
Festejada internamente, esta é uma época muito importante na comunidade Waldorf. O Arqueu, regente desta época cultural, inspira a renovação da humanidade. As crianças vivenciam desafios, ouvem histórias, cantam e celebram a força do Arqueu.
No calendário escolar, um sábado letivo de em setembro sempre é reservado para a festa de aniversário da escola!
É uma vivência que antecede a festa de São João e tem um simbolismo individual, onde a busca pela luz interior é vivenciada pelas crianças através da confecção de suas lanternas, o passeio com elas, a encenação do teatro da história da Menina da lanterna pela comunidade escolar. Assim como as outras celebrações, essa vivência também marca a chegada do inverno e nos convida a perceber a inspiração, um recolhimento da terra que está época nos traz.
é uma celebração que ocorre para dar as boas-vindas à manifestação das flores e das sementes que caíram durante o outono, adormeceram durante o inverno e despertam nesta época com toda força. As famílias se enfeitam com coroas de flores naturais, e numa roda entoam canções da época. A Festa da Primavera, assim como a celebração das outras estações do ano, é uma vivência que busca resgatar o contato do ser humano com a natureza.
Nos primeiros anos de vida, a criança está amadurecendo seu metabolismo. A alimentação natural, integral e orgânica oferece ricos desafios ao paladar em formação. Isso constrói um organismo sadio e uma digestão equilibrada.
Cada turma tem o seu cardápio conforme a combinação da professora com as famílias da turma. A proposta é oferecer frutas, cereais, legumes e raízes.
Esse lanche é preparado na escola, mas as famílias são responsáveis pela compra dos ingredientes e entrega das frutas e legumes necessários. Essa organização do lanche é combinada com as famílias.
No período de adaptação o cardápio pode sofrer alterações.
As reuniões pedagógicas têm como objetivo uma maior integração entre famílias e professoras, assim como possibilitar aprofundamentos sobre a educação da criança. A presença da família é muito importante. As professoras realizam reuniões coletivas da turma e individuais com os responsáveis de cada criança, a periodicidade e agendamentos desses encontros são conduzidos pela professora da turma, conforme a demanda pedagógica.
A avaliação na Educação Infantil Waldorf parte essencialmente da observação constante e metódica da criança com o único e exclusivo objetivo de ajustar a prática pedagógica e o planejamento de atividades às necessidades que vão surgindo no desenvolvimento de cada uma delas e do grupo.
Acompanha-se o amadurecimento físico, psíquico e cognitivo levando em conta o equilíbrio entre eles, sem a relevância de um ou de outro. Cada criança será encaminhada considerando-se unicamente o seu histórico familiar sem perder de vista, entretanto, as conquistas inerentes a cada faixa etária.
A professora poderá contar sempre com a ajuda do corpo docente, do médico ou psicólogo escolar para uma observação e avaliação mais amplas e profundas do seu grupo e/ou de crianças específicas. Os pais sempre serão informados, em reuniões particulares, das conquistas e das dificuldades que os filhos vêm apresentando, sendo chamados a participarem do acompanhamento deles.
Coerente aos princípios antropológicos e pedagógicos já aqui apresentados cabe ressaltar que mesmo a avaliação da maturidade escolar prescindirá de qualquer exame formal ou de avaliação sistematizada da produtividade do candidato. O aluno será unicamente, como já foi demonstrado, incentivado através das atividades oferecidas, a dar passos em direção à sua prontidão escolar. Toda avaliação será registrada em diário de classe da professora, em relatórios ou em atas das reuniões tendo-se o cuidado de documentar uma imagem ampla e objetiva da criança e do seu desenvolvimento.