Escola Miguel Arcanjo

\ A Escola \

PROFESSORES

É formado pelas professoras do Maternal e Jardim, professoras de classe do 1º ao 8º ano e pelos professores(as) de matéria.

Professoras do Ensino Infantil (Maternal e Jardim)

Pedagoga. Formação em Pedagogia Waldorf completa. Apaixonada pela educação infantil. Acredita que as crianças trazem ensinamentos constantes. Música, família e natureza são fontes de alegria.

Educadora com formação em Pedagogia e em Letras - Licenciatura Português e Italiano. Formação em Pedagogia Waldorf em andamento. Atuou como professora de português, do Fundamental ao Médio, por 10 anos. Redescobriu-se na Educação Infantil com a chegada da sua criança ao mundo. Atua em Berçário com Abordagem Pikler e Maternal Waldorf há 5 anos. Inspirada por poesia e belas canções, busca alimentar-se de belas imagens. Encantada pelas crianças pequenas, com sua simplicidade, seu sorriso e sua magia em descobrir o mundo.

Pedagoga e formada na Pedagogia Waldorf. Desde o berçário ao jardim, dedicada a tarefa de contribuir no essencial da educação infantil há mais de 20 anos. A beleza do mundo belo a levou para atuar com crianças do ensino fundamental e em projetos sociais, inspirada sempre por música e trabalhos manuais.

Luciane Camilo (Jardim) Pedagoga e formada na Pedagogia Waldorf. Desde o berçário ao jardim, dedicada a tarefa de contribuir no essencial da educação infantil há mais de 20 anos. A beleza do mundo belo a levou para atuar com crianças do ensino fundamental e em projetos sociais, inspirada sempre por música e trabalhos manuais

Professoras de classe da escola (Ensino Fundamental)

Pedagoga, especialização em Neuropsicologia Clínica. Para ela, a educação é um ato de autoeducação e de desenvolvimento social. Cursou Pedagogia Curativa e está cursando Pedagogia Waldorf. Ama trabalhos manuais, dançar, cantar e sorrir.

Formada em Normal Superior. Pedagogia Waldorf - CWBH. Co-fundadora da Miguel Arcanjo Escola Waldorf. Professora Waldorf há mais de 14 anos. Mãe de 3 crianças lindas! Ama ser professora e nos livros Antroposóficos é que encontra a base para a sua prática pedagógica.

Bióloga. Mestre em biologia vegetal. Apaixonada pela educação, formada na Pedagogia Waldorf e Pedagogia Curativa. É uma das fundadoras da Miguel Arcanjo Escola Waldorf. Conduziu uma turma, como professora de classe, do 1º ao 7º ano e atualmente conduz sua segunda turma. Professora no curso “A Arte de Educar”. Encontra na música e na natureza o refúgio para se inspirar para suas aulas.

Farmacêutica e pedagoga, apaixonada pelos trabalhos manuais. Professora de Classe desde 2022. Cursando o seminário de Pedagogia Waldorf no Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais. Foi professora de trabalhos Manuais de 2018 a 2021. Participou da 1ª turma do curso de fundamentação “Tecendo a vida: Ensino de trabalhos manuais com fios para crianças de 7 a 14 anos” e da 3ª turma do curso “A Arte de Educar: Noções Básicas da Pedagogia Waldorf” (atualmente é professora convidada desse curso).

Pedagoga e artista plástica com especialização em pintura e cerâmica. Estudiosa de culturas pré-colombianas. Formação em Pedagogia Waldorf em andamento. Afinidade com a disciplina positiva e outras linhas educacionais que integrem o aluno consigo mesmo e com o meio. Nutre a alma junto aos animais e plantas. Atua no desenvolvimento de fitocosméticos. Adora trabalhos manuais e atividades com a terra.

Pedagoga, historiadora e arquivista. Acredita na educação como a forma mais eficiente para tornar o mundo melhor. Para se inspirar, gosta de estar perto das pequenas manifestações de vida, como insetos pousando em flores do campo ou observar um broto prestes a eclodir em uma planta.

Psicóloga, atriz e circense. Com curso em Gestão Social de base antroposófica. Educadora social. Professora de circo e movimento na Miguel Arcanjo Escola Waldorf pelo 6º ano e, professora de circo da Escola Ipê Amarelo pelo 3º ano.

Licenciada em Letras, português e alemão. Bióloga. Mestre em Ciências e, atualmente, mestranda no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos. Acredita que aprender é uma das coisas mais legais da vida e que a educação tem o poder de transformar o mundo. Concluiu o curso “A Arte de Educar: Noções Básicas da Pedagogia Waldorf” e busca manter o caminho da autoeducação e o estudo da antroposofia. É professora de alemão desde 2019, estando na escola desde setembro de 2022.

Pedagoga. Pós-graduação e Formação em pedagogia Waldorf em andamento. Amante da educação respeitosa, atuou em projetos sociais com a educação infantil e participou de pesquisas na área da inclusão escolar, disciplina positiva e leitura no ensino fundamental I.

Professores (as) de matéria

Licenciada, bacharel e atualmente mestranda em performance pela UEMG atua como arte educadora desde 2002, é também musicista de vasta experiência apresentando-se regularmente em diversos espaços culturais de Belo Horizonte. Em abril de 2021 conheceu a Pedagogia Waldorf e desde então tem se dedicado aos estudos do ensino da música pela visão da antroposofia. Nesse caminho atuou como professora substituta no Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais e busca manter o caminho da autoeducação e o estudo da antroposofia, conclui o curso Arte de Educar: Noções Básicas da Pedagogia Waldorf, Educação Musical Steineriana – Módulo 1, Introdução a Antroposofia – ABMA, Encontro do Círculo Musical – SP, dentre outros.

Artista plástica e professora de artes há mais de 15 anos. Formada em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Escola Guignard (UEMG), pós graduada em Fotografia, Arte e Cultura pela PUC - MG, Fundamentação em Pedagogia Waldorf (Intamorés Botucatu-SP), Desvendando a voz, desvendando a vida com a Maria Célia Guedes (Passa Quatro - MG) desde 2020, participa do Coral da escola ministrado pela Tereza Seabra, participa do "Encontro mineiro de Micael" desde 2017 e fez parte da equipe organizadora durante 3 anos, Curso de Educação Musical Steinariana com Inês Hart, curso preparatório "Pelos caminhos da Terapia Artística Antroposófica" pela Sagres, As cores que nos cercam com Luciana Betti, foi auxiliar no curso de Pedagogia Waldorf de Minas Gerais nas disciplinas de Modelagem II com a Gilda Quintão em julho de 2018, Aquarela “Teoria das cores de Goethe” com Marilane Damaceno, em janeiro de 2018, fez o curso a “A Arte de Educar – A prática pedagógica vivificada” em 2017. É professora de matéria na Miguel Arcanjo Escola Waldorf, há mais de 8 anos.

Professora • Artista • Pesquisadora • Bordadeira. Especialista em Ensino de Artes Visuais (UFMG – 2023) / Design de Moda ( UFMG – 2014) / Artes Visuais (UFMG – 2004). Trabalha ensinando, pesquisando e criando com Bordado Livre. Atuou como professora de Artes durante quinze anos, em escolas da rede pública e privada, em diferentes modalidades de ensino e com diversas faixas etárias. Ensina Bordado Livre através de cursos, oficinas e aulas particulares, desenvolvendo neste percurso uma metodologia própria. Cria peças bordadas utilitárias e artísticas, experimentando diversos formatos e linguagens. Como pesquisadora, investiga o Bordado nos aspectos técnico, histórico e social. Desde 2022 é professora de Trabalhos Manuais na Miguel Arcanjo Escola Waldorf, onde além de técnicas têxteis, leciona também Costura. Mais informações em www.bordadologia.com

Marina Bonela é formada em Letras, com habilitação em Português e Inglês, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), curso concluído em 2023. Em 2024, ampliou sua formação com o curso de Arte de Educar - Pedagogia Waldorf e Fundamentos Básicos da Antroposofia, oferecido pela Miguel Arcanjo Escola Waldorf. Nessa formação, adquiriu conhecimentos sobre essa abordagem pedagógica e suas práticas educativas integradoras. Sempre interessada no desenvolvimento de crianças e adolescentes, Marina participa regularmente de cursos voltados para abordagens antroposóficas, buscando aprimorar seus conhecimentos e enriquecer suas aulas.

Psicóloga, pedagoga, especialista em psicomotricidade e certificada em proficiência na língua inglesa pela Universidade de Cambridge. Fez intercâmbio na Austrália, onde teve a oportunidade de se aproximar da cultura local, conhecer melhor o país, adquirir fluência na língua e interagir com pessoas de diversas nacionalidades. Atuou por 10 anos como professora de Inglês em uma escola bilíngue de Belo Horizonte. Apaixonada por educação, descobriu na Pedagogia Waldorf um caminho para a formação integral do ser humano. Concluiu o curso “Arte de Educar” e está em constante aprimoramento, realizando cursos livres dentro da Pedagogia Waldorf e da Pedagogia Curativa.