Somos uma escola de Ensino Fundamental e Educação Infantil Waldorf!
Isso significa que nosso modo de ensinar leva em consideração o desenvolvimento do ser humano. Todo o conteúdo é apresentado por imagens – histórias, arte, movimentos, música – para que a criança possa primeiro sentir, vivenciar, experimentar. E então, quando chega no Pensar, vem aquele momento “a-há!!!!”, em que tudo faz sentido, e isso alimenta a força de vontade para o Fazer.
A Miguel Arcanjo Escola Waldorf está situada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Nossa escola iniciou suas atividades em 2011 e vem ampliando-as gradativamente. Possui atendimento parcial vespertino. Atualmente oferece Maternal e Jardim Waldorf no período da manhã e da tarde, contraturno no período da tarde e turmas do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental no período da manhã, com complementação de carga horária no período da tarde em alguns dias da semana, do quinto ano ao oitavo ano. A escola é filiada à Federação de Escolas Waldorf do Brasil (FEWB). Toda a nossa pedagogia é pautada pela Antroposofia.
A Miguel Arcanjo Escola Waldorf começou a ser idealizada pelo anseio das professoras: Patrícia Oliveira Moraes, Zaline Emiliana Sollar Brito e Carolina Eid Linck Lage, todas ainda em processo de especialização em Pedagogia Waldorf. O sonho compartilhado visava à construção de uma educação diferenciada, sensível e coerente com as diferentes demandas e características do desenvolvimento infantil, visando formar futuros adultos livres, com pensamento individual e criativo, com sensibilidade artística, social e para a natureza, bem como com energia para buscar livremente seus objetivos e cumprir os seus impulsos de realização em sua vida futura. Uma educação que pudesse realmente e efetivamente contribuir para a construção de seres humanos melhores para o mundo. O modo de fazer da Pedagogia Waldorf se mostrava como uma resposta para estes anseios.
Até então, havia apenas uma escola de ensino fundamental Waldorf que atendia à Região Metropolitana de Belo Horizonte, essa escola era a Pólen, hoje denominada Colégio Rudolf Steiner de Belo Horizonte. A Pólen, além de ser distante do centro metropolitano, havia anunciado que não tinha mais capacidade para atender as crianças dos demais jardins waldorf, uma vez que a própria escola já estava superlotada.
A Miguel Arcanjo Escola Waldorf iniciou suas atividades em 2011, sob a denominação Escola Miguel Arcanjo Ensino Fundamental com apenas três alunos. No ano seguinte, 2012, já havia 12 alunos. Desde o começo as famílias eram parte importante da construção dos sonhos e objetivos da escola. Ainda em 2012, houve a mudança da sede da escola, e a autorização de funcionamento da Secretaria de Educação. Em 2013, a escola contava com 26 alunos, e em 2014 já havia 34 alunos. Neste mesmo ano, o crescimento de número de alunos indicou a necessidade de mudança de sede, pois a antiga sede, no Bairro Ouro Preto, já não comportava mais as demandas.
Em 2015, ocorreu a mudança para o Bairro São Luiz. A comunidade escolar aumentou ainda mais e, com a chegada de mais famílias, fez-se sentir que a Miguel Arcanjo pertencia a um grupo muito maior que olhava para as crianças e desejava o crescimento e evolução da escola. Havia chegado o momento da Escola deixar de ser uma empresa Ltda. e passar a ser uma associação de pais, professores e funcionários, que constituem os pilares de uma Escola Waldorf. Desde o início a gestão escolar era associativa, mas a partir deste momento essa ação passou a ser feita de forma documentada.
Em 2018, a escola se associou à Federação das Escolas Waldorfs do Brasil – FEWB e passou a ser denominada Miguel Arcanjo Escola Waldorf, com um público de 68 crianças, do 1º ao 6º ano do ensino fundamental. No final do ano de 2018, em assembleia, ficou decidido dar um passo maior no atendimento, e a Escola passou a movimentar a criação da Educação Infantil.
Em 2019, então, a escola começa a receber também crianças da educação infantil em uma turma mista de jardim. A turma começou com 5 alunos e no final do ano já eram 10 alunos.
Em 2020, a educação Infantil passou a se dividir entre maternal e jardim, atendendo crianças a partir de dois anos. Logo em março as atividades presenciais foram suspensas devido à pandemia da COVID-19. A escola como um todo precisou se reinventar para continuar a oferecer um ensino de qualidade dentro da proposta Waldorf.
Em maio de 2021, as atividades presenciais do infantil voltaram, mas com uma reorganização do espaço a fim de atender as regras de afastamento devido à pandemia. Em junho, as atividades do Ensino Fundamental também voltaram com essa proposta de reorganização. No meio do ano, para atender a proposta de crescimento, a escola buscou um novo espaço para sua sede e começou a reestruturá-lo para que a mudança pudesse ser feita o mais breve possível.
Em 2022, as turmas do Ensino Fundamental se mudaram para o novo endereço e os atendimentos voltaram a ser próximos ao que era anteriormente, enquanto as turmas de Educação Infantil mantiveram-se na sede da Alfredo Camarate aguardando a finalização das obras. As turmas do infantil se mudaram no início de setembro, contando com a colaboração das famílias. A escola iniciou o ano atendendo crianças do maternal às séries finais do ensino fundamental, sendo devidamente matriculados na escola um total de 55 alunos na educação infantil, 84 alunos no fundamental I e 23 alunos no fundamental II. Ao longo do ano, esse número aumentou.
“Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor.” (Goethe)
Seres humanos livres, que atuem no mundo com sentido, de forma ética.
Atuar junto à comunidade, através da educação de crianças, pais e professores, promovendo encontros vivificados pela Pedagogia Waldorf, a serviço do bem comum.
Atuar junto à comunidade, através da educação de crianças, pais e professores, promovendo encontros vivificados pela Pedagogia Waldorf, a serviço do bem comum.
É o sopro divino que conduz a comunidade Miguel Arcanjo a se entregar por inteiro à ação, acompanhado de um sentimento de calor e alegria.
Cuidar da nossa escola num caminho de auto-educação, buscando em tudo o divino, o sagrado. Então, algo que é superior fará o milagre da nossa escola ser fonte de luz para enxergarmos o Mundo Bom, Belo e Verdadeiro.
Transformação baseada na apropriação de conhecimentos, valores,habilidades, comportamento, ou de competências, na relação com o outro e seu meio, quando se vincula pelo sentir.
Ter fé e acreditar com segurança e tranqüilidade que, quando estamos na companhia de alguém, o caminho que fiaremos juntos tecendo esperança, unindo cores, fazendo e desfazendo nós, nos conduzirá para o bem.
Os objetivos específicos da Escola, fundamentados no princípio da Pedagogia Waldorf são, na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica:
O Ensino Fundamental, com duração mínima de nove anos, terá por objetivo a formação básica do indivíduo, mediante:
A Miguel Arcanjo Escola Waldorf é mantida por uma associação pedagógica
(AMAR – Associação Pedagógica Miguel Arcanjo) e é construída diariamente, em um modelo de Gestão Trimembrada, através da atuação de suas três instâncias: Colegiado, Famílias e AMAR, em uma relação de colaboração e participação ativa de toda a comunidade escolar.
“Em relação a todos os atos de iniciativa e de criação existe uma verdade fundamental cujo desconhecimento mata inúmeras ideias e planos esplêndidos: a de que no momento em que nos comprometemos definitivamente, a Providência move-se também.
Toda uma corrente de acontecimentos brota da decisão, fazendo surgir a nosso favor toda sorte de incidentes e encontros e assistência material que nenhum homem sonharia que viesse em sua direção. O que quer que você possa fazer, ou sonhe que possa, faça-o. Coragem contém genialidade, poder e magia. Comece-o agora.”
Goethe